Ligamos para você

Se preferir, ligue grátis para:0800 014 2001

Calcule seu risco de queda

09 / 09

Destinos religiosos no Brasil atraem milhões de turistas

De acordo com o Ministério do Turismo existem 96 destinos religiosos em todo o País, alguns com fama mundial, como a

De acordo com o Ministério do Turismo existem 96 destinos religiosos em todo o País, alguns com fama mundial, como a cidade de Aparecida do Norte, no interior paulista. É ali que estão o maior santuário mariano do mundo e a segunda maior basílica, construída em 1955, em estilo neoclássico, para abrigar a imagem de Nossa Senhora Aparecida. A padroeira do Brasil tem data comemorativa em 12 de outubro, período em que o município chega a receber mais de um milhão de visitantes para acompanhar os festejos com missas. Contudo, anualmente, Aparecida do Norte registra o impressionante número de 10 milhões de fiéis, o que a coloca entre os maiores roteiros de peregrinação cristã do mundo, ao lado de locais como Fátima, em Portugal, Assis, na Itália, e Lourdes, na França.

Destinos religiosos no Brasil atraem milhões de turistas

Basílica Nossa Senhora, em Aparecida do Norte

Além da Matriz Basílica, Aparecida do Norte tem outros pontos turísticos religiosos importantes, como o Morro do Cruzeiro, com esculturas que representam as estações da Via Sacra. O Porto Itaguaçu marca o ponto, no Rio Paraíba do Sul, onde a imagem de Nossa Senhora Aparecida foi encontrada em 1717. O visitante pode fazer um passeio de barco pelo rio.

Porém, não é apenas Aparecida do Norte que reúne milhões de fiéis no país, há destinos religiosos importantes espalhados em todas as regiões. No Nordeste, a Romaria de Juazeiro, em Juazeiro do Norte, no Ceará, recebe cerca de 2,5 milhões de devotos de Padre Cícero por ano, sendo 500 mil somente na Romaria de Finados, que tem início em 29 de outubro, com peregrinos traçando a rota em direção a Juazeiro, e termina no dia 2 de novembro com uma grande missa campal.

Inaugurado há cinco anos, ao topo do Monte Carmelo, na cidade de Santa Cruz, no Rio Grande do Norte, o Complexo Turístico Religioso Alto de Santa Rita de Cássia, já recebeu mais de 1 milhão de visitantes. A principal atração é uma estátua de Santa Rita de Cássia com 56 metros de altura, considerada uma das maiores estátuas cristã do mundo (para ter uma ideia, o Cristo Redentor no Rio de Janeiro tem 30 metros de altura). As festividades da Padroeira são realizadas durante o mês de maio.

Na região Norte, a cidade de Bragança, à cerca de 210 km de Belém, tem uma forte tradição de devoção a São Benedito, surgida desde o final do século XVII, e é considerada uma das mais importantes manifestações culturais do Pará, embora pouco conhecida nacionalmente. A festa para homenagear o Santo é chamada de Marujada e reúne dezenas de milhares de pessoas de 18 a 26 de dezembro. A festa religiosa mais famosa do Estado, entretanto, é o Círio de Nazaré, na capital paraense, que reúne nas ruas mais de 1,5 milhão de pessoas no segundo domingo de outubro.

No chamado Vale Europeu, em Santa Catarina, está o maior destino religioso da região Sul, a cidade de Nova Trento, que conta com dois santuários: Nossa Senhora do Bom Socorro, no Morro da Cruz, e o Santuário da Madre Paulina. Ambos recebem cerca de 70 mil peregrinos mensalmente. No Centro-Oeste, a Festa do Divino Pai Eterno, no município de Trindade, em Goiás, atrai 1,5 milhão de pessoas por ano. A festa é realizada entre 26 de junho e 5 de julho e a história de devoção vem desde 1840, quando um casal que trabalhava na lavoura encontrou um medalhão de barro com a estampa da Santíssima Trindade coroando Nossa Senhora.

Mais informações sobre os destinos e festas religiosas:

Santuário Nacional de Aparecida do Norte: www.a12.com/santuario-nacional

Juazeiro do Norte: www.juazeiro.ce.gov.br/Cidade/Romarias/

Marujada: http://marujada.pa.gov.br/

Círio de Nazaré: www.ciriodenazare.com.br/portal

Santa Cruz: www.santacruz.rn.gov.br/site/

Nova Trento: http://turismo.sc.gov.br/cidade/nova-trento/

Santuário do Divino Pai Eterno: www.paieterno.com.br/site/



Voltar para todas as notícias

Conheça nosso canal

Siga a Telehelp nessa rede social e veja os nossos vídeos e novidades que devem auxilia-lo a entender melhor nossos serviços.

Conheça Conheça

Perguntas frequentes

Ainda com dúvidas, aqui você pode esclarece-las com o nosso FAQ, tendo acesso às perguntas e respostas às dúvidas mais frequentes.

Leia Mais Leia Mais

Depoimento

Confira depoimentos e áudios reais de quem utiliza o serviço de teleassistência

Veja mais Veja mais