Ligamos para você

Se preferir, ligue grátis para:0800 014 2001

Calcule seu risco de queda

26 / 11

Idosos estão mais conectados e preocupados em manter-se ativos

Os dados do título foram revelados em pesquisa realizada em 37 cidades do País pela Telehelp. O levantamento ainda

Os dados do título foram revelados em pesquisa realizada em 37 cidades do País pela Telehelp. O levantamento ainda mostrou que entre os novos hábitos da terceira idade está o uso regular da internet: 66% daqueles com 60 anos ou mais a utilizam com frequência, sendo 45% para fazer compras online. Entre as redes sociais mais acessadas estão o Facebook, com 95% de usuários, o Linkedin, com 23%, e o Instagram, com 19%.

Idosos estão mais conectados e preocupados em manter-se ativos

Entre os usuários com mais de 90 anos, 85% disseram não saber usar a internet, número que cai para 59% na faixa dos 80 e 19% na faixa dos 70 anos. Apenas 2% das pessoas com 60 anos não sabem usar a internet.

O uso do telefone celular já não é novidade para esse público. Das pessoas acima de 60 anos, 97% possuem e utilizam. O número que cai para 87% na faixa dos 70 anos, 70% na de 80 anos e 25% na faixa de 90 anos. Não saber usar o celular é o principal motivo para não tê-lo, disseram 39% dos entrevistados.

Em relação às atividades feitas no dia a dia dos idosos, cerca de 40% dos entrevistados disseram ainda trabalhar ou, pelo menos, manifestaram interesse em permanecer ativos caso houvesse oportunidades. Assistir TV (78%), ler livros e jornais (60%) e acessar a internet (59%) são as atividades mais frequentes em suas rotinas. Os familiares são aqueles com maior presença no dia a dia do idoso, revelam 74% dos entrevistados. Os amigos aparecem em segundo lugar, com 47% das respostas, e as pessoas da mesma idade e colegas de trabalho seguem com 17% e 9%, respectivamente.

Por fim, a pesquisa revela que apenas a partir dos 80 anos o público entrevistado se autointitula da terceira idade. 82% das pessoas com 60 anos ou mais não se consideram idosas. Esse índice cai para 46% para os que têm acima de 70 anos. Para eles, a independência (22,9%), o estado de espírito (13%) e o estado de saúde (5,2%) são os principais motivos que os levam a esta percepção. 65% das pessoas da terceira idade acreditam que sua imagem é positiva perante a sociedade. 17% deles, no entanto, dizem já terem sido discriminados por conta de sua faixa-etária.

Esta pesquisa foi realizada pela Telehelp em setembro de 2014 e contou com a participação de 568 pessoas, com 60 anos ou mais, de 37 cidades brasileiras.



Voltar para todas as notícias

Conheça nosso canal

Siga a Telehelp nessa rede social e veja os nossos vídeos e novidades que devem auxilia-lo a entender melhor nossos serviços.

Conheça Conheça

Perguntas frequentes

Ainda com dúvidas, aqui você pode esclarece-las com o nosso FAQ, tendo acesso às perguntas e respostas às dúvidas mais frequentes.

Leia Mais Leia Mais

Depoimento

Confira depoimentos e áudios reais de quem utiliza o serviço de teleassistência

Veja mais Veja mais