Ligamos para você

Se preferir, ligue grátis para:0800 014 2001

Calcule seu risco de queda

16 / 05

Dicas práticas: é preciso reciclar

Você sabia que a cada 10 caminhões de lixo recolhidos no Brasil, apenas um vai para a

Você sabia que a cada 10 caminhões de lixo recolhidos no Brasil, apenas um vai para a reciclagem?

No Brasil, são produzidos cerca de 228,4 mil toneladas de lixo por dia, sendo mais da metade, lixo doméstico. Já pensou se todo mundo reciclasse, quanto esse número de descarte poderia diminuir?

Algumas pessoas deixam de reciclar porque pensam que o descarte é complicado demais, e não participam de coleta seletiva porque não entendem as lixeiras coloridas.

Embora apenas 8% dos municípios brasileiros realizem a coleta seletiva, é possível agir em cooperativa na vizinhança, onde todos, dos jovens aos mais velhos, possam contribuir para um consumo mais consciente. E tudo isso pode ser mais fácil com nossas dicas práticas!

Você pode aproveitar objetos para decorar o quintal, por exemplo

*Ao descartar pilhas, baterias e lâmpadas, escolha um recipiente específico para esse tipo de material, existem postos de coletas e estabelecimentos que recebem esse tipo de material para descartar de maneira apropriada. As pilhas e baterias são feitas de cádmio, mercúrio, chumbo e outras substâncias extremamente tóxicas ao solo e cancerígenas aos seres vivos. Outro material que precisa de cuidado ao ser descartado é a lâmpada fluorescente, que apesar de ser a mais econômica é a mais perigosa quando queima e quebra, pois libera um pó de mercúrio altamente tóxico que pode ficar durante semanas no ambiente.

Você pode conferir quais lugares da sua cidade recolhem esses materiais nesse site:

http://www.gmcons.com.br/gmclog/admin/VisualizarPostosMapaCliente.aspx

* Se é a prefeitura da sua cidade que realiza a coleta, não há necessidade de separar cada resíduo por tipo (Papel, Plástico, Vidro e Metal), é só separar do lixo orgânico. Para isso, é preciso coloca-los em sacos transparentes para que o agente coletor consiga visualizar o material. Ligue para a prefeitura de sua cidade para saber o horário que a coleta seletiva passará na sua rua. No site http://lixo.com.br você consegue encontrar diversos endereços de cooperativas que atuam em todo o país!

Reciclar é preciso!

*Não despeje o óleo na pia! Colete em seu bairro ou condomínio todo o óleo usado e leve para cooperativas que recolham o óleo para fazer sabão vegetal, é possível inclusive trocar por produtos de limpeza!

*Diminua a produção de resíduos, e recicle o que puder. Usar embalagens retornáveis e produtos provenientes de empresas com responsabilidade ambiental é fundamental para apoiar o planeta, eles apresentam o selo “Inmetro & Meio ambiente” na embalagem;

*Prefira usar sacolas retornáveis nas compras, do que as sacolinhas de plástico. Elas podem poluir rios, mares e lençóis freáticos, além de prejudicar os animais;

* Tudo pode ser reciclado, menos os produtos orgânicos. Fora isso, separe o que pode ser reciclado por material:

Vidro: Garrafas, potes de conservas, copos etc;

Plástico: Garrafas PET, frascos, sacolas, embalagens etc;

Metal: Papel alumínio, latas, peças de cobre, fios, sucatas etc;

Papel: Jornais, revistas, cadernos, folhas, papéis de escritório, papel laminado, sacos, embalagens de papelão, tetrapal etc;

É fácil saber qual lixeira usar!

Rever seus hábitos de consumo ajuda o planeta! Diminua seu impacto!



Voltar para todas as notícias

Conheça nosso canal

Siga a Telehelp nessa rede social e veja os nossos vídeos e novidades que devem auxilia-lo a entender melhor nossos serviços.

Conheça Conheça

Perguntas frequentes

Ainda com dúvidas, aqui você pode esclarece-las com o nosso FAQ, tendo acesso às perguntas e respostas às dúvidas mais frequentes.

Leia Mais Leia Mais

Depoimento

Confira depoimentos e áudios reais de quem utiliza o serviço de teleassistência

Veja mais Veja mais