Ligamos para você

Se preferir, ligue grátis para:0800 014 2001

Calcule seu risco de queda

12 / 05

Preparando um café da manhã saudável

Quem é que não gosta de tomar um belo café da manhã para começar o dia? Essa é a principal refeição

Quem é que não gosta de tomar um belo café da manhã para começar o dia? Essa é a principal refeição do dia, por ser responsável pela alimentação do corpo após horas de sono. Por isso, é preciso se atentar ao cardápio da manhã, para que os alimentos consumidos possam contribuir para uma vida com mais saúde, energia e disposição.

Os nutricionistas recomendam que o café da manhã deva representar de 20% à 25% das calorias totais do dia. Fazendo-o corretamente, você não correrá o risco de sobrecarregar as outras refeições. Além disso, evitar petiscos durante o dia pode favorecer a perda ou manutenção de peso.

Pular o café da manhã pode trazer problemas como: pioras nos quadros de gastrite e refluxo. Causando também fraqueza, mau humor, indisposição e até mesmo dificuldade de concentração e raciocínio. Sendo assim, é preciso manter uma dieta balanceada, rica em cereais, lácteos e frutas.

Para aqueles que saem cedo de casa e não sentem fome quando acordam, ou simplesmente não conseguem comer logo cedo, nada disso é desculpa:

é necessário comer alguma fruta que abra o apetite para comer algo que no meio da manhã, possa completar a alimentação.

É preciso preparar sucos naturais e vitaminas (como de açaí e abacate), para que haja energia durante todo o dia.

Não esqueça de beber água assim que acordar para hidratar o corpo das longas horas de sono, o café pode ser consumido em horários que o hormônio cortisol (que nos mantém acordado) não está sendo produzido.

Isso porque, estudos na Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, indicam que: como o corpo humano funciona a partir de um ciclo hormonal de 24 horas, o cortisol é produzido durante o dia, para que possamos desenvolver nossas atividades do dia a dia. Ele é produzido em maiores escalas entre 8h-9h, 12h-13h e 17h30-18h30. Se tomarmos café enquanto este hormônio é produzido, não aproveitaremos nada da cafeína, e como este hormônio também é responsável pelo estresse, podemos ficar irritados com mais facilidade. Sendo assim, os melhores horários para tomar café são das 9h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h.Chás herbais e produtos lácteos, como iogurtes, também são ótimas maneiras de começar o dia com um café da manhã saudável.

E você, como gosta de fazer sua primeira refeição do dia? Conte pra gente!



Voltar para todas as notícias

Conheça nosso canal

Siga a Telehelp nessa rede social e veja os nossos vídeos e novidades que devem auxilia-lo a entender melhor nossos serviços.

Conheça Conheça

Perguntas frequentes

Ainda com dúvidas, aqui você pode esclarece-las com o nosso FAQ, tendo acesso às perguntas e respostas às dúvidas mais frequentes.

Leia Mais Leia Mais

Depoimento

Confira depoimentos e áudios reais de quem utiliza o serviço de teleassistência

Veja mais Veja mais