Ligamos para você

Se preferir, ligue grátis para:0800 014 2001

Calcule seu risco de queda

12 / 04

5 Dicas importantes para saúde bucal na terceira idade

Para chegar a terceira idade com qualidade de vida, é necessária uma boa condição de saúde bucal. Para isto

Para chegar a terceira idade com qualidade de vida, é necessária uma boa condição de saúde bucal. Para isto é importante o cuidado de seus dentes ou próteses odontológicas. Independente de sua idade, sua gengiva ou dentes podem estar sempre saudáveis. Basta seguir alguns cuidados e consultar regularmente um cirurgião-dentista.

1- Higiene adequada: fazer a higiene diária sem muita pressão sobre os dentes para que não machuque a gengiva ou cause desgaste na estrutura dental. Nunca esquecer também da escovação noturna. Fazer o uso do fio dental e a higienização da língua após cada refeição também ajudam no controle da saúde bucal.

2- Cuidados com as próteses: na terceira idade é comum o uso de próteses, sejam elas totais ou parciais. Elas devem ser higienizadas após a alimentação. Recomenda-se nestes casos, que pelo menos duas vezes por semana, coloque as próteses durante 30 minutos, em uma solução de água (100 ml) e uma colher de chá de agua sanitária, ou fazer uso de comprimidos efervescentes comercializados em farmácias.

3- Autoexame: No caso do uso de próteses, principalmente, é necessária uma boa adaptação das mesmas, pois caso estejam mal adaptadas (ajustadas), elas podem causar lesões que, em algumas situações, favorecem o aparecimento de tumores cancerígenos bucais. Se perceber qualquer alteração em língua, gengiva, bochechas, palato e assoalho lingual, procure imediatamente um cirurgião-dentista.

4- Xerostomia: é a redução da quantidade de saliva na cavidade oral, comum em pacientes que têm a condição de saúde sistêmica comprometida e que fazem uso de alguns tipos de medicamentos diariamente, como antidepressivos, anti-hipertensivos, entre outros. A saliva funciona como a maior protetora dos dentes, por isso, a redução do fluxo salivar poderá acarretar problemas como cárie, má adaptação de próteses ou lesões bucais. Se apresentar “boca seca”, procure um profissional para verificar a causa da mesma.

5- Cuidado com a saúde em geral: ela se faz importante porque algumas doenças sistêmicas como o diabetes podem afetar a condição de saúde bucal, causando gengivite e maior probabilidade de apresentar perdas dentarias, causadas por doença periodontal avançada.

* Drª Luiza Petry é Cirurgiã Dentista com 20 anos de atuação profissional e Especialista em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial, com clínica em Curitiba-PR.www.luizapetry.com.br



Voltar para todas as notícias

Conheça nosso canal

Siga a Telehelp nessa rede social e veja os nossos vídeos e novidades que devem auxilia-lo a entender melhor nossos serviços.

Conheça Conheça

Perguntas frequentes

Ainda com dúvidas, aqui você pode esclarece-las com o nosso FAQ, tendo acesso às perguntas e respostas às dúvidas mais frequentes.

Leia Mais Leia Mais

Depoimento

Confira depoimentos e áudios reais de quem utiliza o serviço de teleassistência

Veja mais Veja mais